Nova Economia

O que é a dívida externa?

Nova Economia > O que é a dívida externa?

 

   

A dívida externa é o somatório de todas as dívidas do país ao estrangeiro sejam elas do Estado, das empresas públicas e privadas e dos particulares.

A dívida externa é habitualmente medida em função do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Portugal tinha no final de Dezembro de 2010 uma dívida externa bruta de cerca de 229% do PIB, totalizando 396 mil milhões de euros.

É importante referir que actualmente a maioria dos países desenvolvidos têm uma dívida externa muito elevada. Isto deve-se ao fluxo massivo de capitais entre países. Se medirmos o valor líquido da dívida externa já obteremos valores percentuais do PIB mais baixos, representando cerca de 104% do PIB. De forma geral, apesar dos bancos nacionais e empresas terem dívidas ao exterior, também existem bancos e empresas estrangeiras a dever muito dinheiro a entidades nacionais. Juntando-se a estes valores a transferência de lucros e dividendos resultantes do investimento estrangeiro em Portugal, que contam para aumentar o valor da dívida externa, encontramos fluxos de capitais que não podem ser analisados unilateralmente de um país ao estrangeiro, mas sempre bilateralmente.