Crédito

O que é o spread?

Crédito > O que é o spread?

O spread define-se pela diferença entre o preço de compra e o preço de venda, aplicado pelas instituições financeiras, numa transação monetária como na transação de um título.

Por outro lado, o chamado spread bancário é um valor percentual definido pela diferença entre a taxa de juro que a instituição paga na captação do dinheiro e a que cobra aos clientes.

No caso de um empréstimo, um indexante como a Euribor traduz o custo do financiamento dos bancos no mercado internacional e o banco acresce o spread, que será a sua margem de lucro na concessão do crédito.

O valor do spread forma-se pela análise de vários factores do cliente e do empréstimo em causa, mas tipicamente quanto menor é o risco para a instituição menor será o spread, reduzindo assim o custo do empréstimo para o cliente.

Antes de contratar um empréstimo deverá sempre fazer uma simulação. Lembre-se que o spread não é o único custo do empréstimo e que há outros produtos e serviços financeiros adicionais, sendo o custo total medido pela Taxa Anual Efectiva Revista. Na maioria das vezes a instituição financeira não poderá alterar o Spread definido unilateralmente, excepto se definido no contrato.